As obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) I, localizada na Vila Menuzzo, têm avanço de 35% no cronograma de trabalho. Quando finalizadas, as obras vão beneficiar cerca de 82 bairros, 45 mil imóveis e 140 mil moradores das regiões do Centro, Ravagnani, Veccon, Planalto, João Paulo, Picerno e Carlota.
Até o momento, a concessionária já concluiu a implantação de um novo laboratório e o remanejamento das linhas de recalque de água filtrada e coagulada, e segue executando a construção da nova sala de painéis elétricos, o novo sistema de armazenamento de dosagem de hidróxido de cálcio.
Está em andamento também a modernização do sistema de filtração, com a instalação de sopradores para lavagem dos filtros com ar – o que aumentará a capacidade, tornando mais eficiente esse processo na ETA I. Isso ajudará a garantir a manutenção do cumprimento dos parâmetros de qualidade de água, conforme preconiza a Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, que estabelecem definições e procedimentos sobre o controle da qualidade da água.
“A filtração é uma das etapas do tratamento de água. Os filtros são uma espécie de barreira que retém impurezas e partículas presentes na água. Trata-se de etapa fundamental para garantir que o recurso atinja os padrões de potabilidade da legislação vigente”, explica Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Sumaré.
A gerente complementa citando que a intervenção vai proporcionar o aumento da capacidade de tratamento da ETA, o que continuará garantindo o abastecimento de água à população e permitirá o crescimento sustentável do município.
“Ampliaremos a capacidade de tratamento da estação de 270 para 360 litros por segundo, um incremento de 33%. Isso significa mais oferta de água tratada e de qualidade para os sumareenses. Essa obra faz parte do compromisso da BRK em levar saneamento para além do básico, garantindo acesso à água de qualidade a todos os moradores”, destaca Viviane.
Interrupções no abastecimento
Ao longo da obra podem ocorrer outras interrupções pontuais no abastecimento. Para minimizar os transtornos momentâneos que serão causados à população, a BRK vai divulgar o andamento da obra nas redes sociais da concessionária. “O objetivo é que a população possa acompanhar o progresso dos trabalhos e as paradas no abastecimento e, assim, reduzir os transtornos”, esclarece a gerente.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.